sexta-feira, 12 de março de 2010

Se estivesse vivo, o pianista Frédéric Chopin completaria 200 anos nesta segunda-feira (1). Filho de pai francês e mãe Polonesa, é um dos principais compositores da era romântica, ele é reconhecido como um dos maiores pianistas da história.

Nascido na Polônia em 1810, o aniversário de Chopin ganhou um comemoração de 171 horas na cidade de Varsóvia. Isso porque há uma dubiedade sobre a data de nascimento do compositor: 22 de fevereiro, ou 1º de março.

Para que os 200 anos não passassem sem uma homenagem no dia exato, um festival para comemorar o aniversário começou no último dia 22 de fevereiro e irá até o início de março, em um edifício neoclássico na antiga cidade de Varsóvia. Durante todo esse tempo, pianistas de todas as idades irão interpretar algumas de suas obras.

Chopin começou a estudar piano aos seis anos de idade, em 1816. Dez anos depois, passou a ter aulas de teoria musical, baixo cifrado e composição musical no Conservatório de Varsóvia, onde se formou três anos depois, em 1829.

Em 1930, o pianista deixou a Polônia para realizar concertos na Europa Ocidental e nunca mais retornou. Quando estava em visita à Alemanha, Chopin soube da ocupação da Polônia pelo exército do Império Russo). Aos 21 anos, quando chegou à França, ele já havia produzido um portfólio de importantes composições, incluindo seus dois concertos para piano e alguns de seus estudos Op. 10.

Em Paris, foi bem recebido por Poloneses como o Príncipe Adam Jerzy Czartoryski e alguns artistas, que lhe apresentaram diversos pianistas das da época, incluindo Vincenzo Bellini, que foi enterrado ao lado dele no cemitério Père Lachaise. Antes de ser sepultado, o coração de Chopin foi retirado, pois ele tinha medo de ser enterrado vivo.

Em 1936 conheceu George Sand, mulher com quem viveu até quase a sua morte. Viveu na casa da mulher entre 1839 e 1843, na cidade Nohant. Nessa época o pianista também criou grandes obras, como Polonesa em lá bemol maior, Op. 53 "Heróica, uma de suas mais famosas peças. Na volta a Paris, em 1839, ele conheceu o pianista e compositor Ignaz Moscheles. A relação entre os dois acabou em 1847. Dois anos antes, Sand publicou a obra Lucrezia Floriani, cujos os principais personagens eram uma rica atriz e um príncipe de saúde frágil), que podem ser interpretados como sendo Sand e Chopin, já que ele estava com muitos problemas de saúde. Dois anos depois, Chopin morreu vítima de tuberculose, aos 39 anos. Entretanto, estudos feitos em 2008 na Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan concluíram que, na verdade, sua morte fio devida a uma fibrose quística.

Composições mais famosas


Embora muita gente não saiba ou não perceba, algumas obras de Chopin são muito requisitadas até hoje, em filmes, comerciais e em situações especificas.

O movimento #3 da Sonata #2, é a popular Marcha Fúnebre, por exemplo. Já o Noturno em C menor, composto em 1830 (quando Chopin ainda era um estudante), é tema do filme O Pianista (2002), que também tem na trilha sonora as músicas Grande Polonaise Brillante, Op. 22 - Allegro Molto e Balada nº 1 em G Menor, Op. 23.

Outro tema de filme é o Piano Concerto nº1 em E-Menor, em A menina do fim da rua, de 1976. O longa-metragem foi dos primeiros trabalhos da atriz Jodie Foster.

Além delas, A Valsa em mi bemol, op.18, também conhecida como Grande Valsa Brilhante se popularizou sendo tema do desenho Tom & Jerry.

Um comentário:

  1. Poxa muito inteligente seu blog, possui informações que as vezes temos preguiça de ler em um livro e aqui fica facil com essa musica linda ,o tempo não passa ...
    vou voltar ...aqui tem muita coisa interessante.
    E muito obrigadaaaaaaaaa por me ter ai no seu cantinho eu fiquei lisonjeada e muito admirada tbm rsrs
    iupiiii toh orgulhosaaaaa, cresceu meu ego ...bjuuuuuu

    ResponderExcluir