sábado, 30 de maio de 2009

ALMA SECRETA

TTUTTTTDI
Tudo o que parece morto, palpita. Não apenas as coisas da poesia, estrelas, lua, bosques, flores, mas também um botão brilhando numa poça de lama de uma rua... Tudo tem sua alma secreta, que guarda silêncio com mais frequência do que fala.(...) Uma rua pode ser observada através do vidro de uma janela, de modo que seus ruídos nos cheguem amortecidos, seus movimentos se volvam fantasmagóricos, e toda ela, apesar da transparência do vidro rígido e frio, apareça como um ser "do outro lado". Ou se pode abrir a porta, sair do isolamento, aprofundar-se no "ser de fora", tornar-se parte e as pulsações da rua são vividas com sentido pleno. (...) O homem não é um expectador através de uma janela, mas penetra na rua. A vista e o ouvido atentos transformam mínimas comoções em grandes vivências. De todas as partes fluem vozes e o mundo inteiro ressoa. Como um explorador que se aventura por territórios desconhecidos, fazemos nossas descobertas no cotidiano. O ambiente, quase sempre mudo, começa a expressar-se em seu idioma cada vez mais significativo. Assim, tornam-se símbolos os signos e o que era morto ressuscita.

Vassili Kandinsky- pintor russo

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse texto, tem todas as frases certas, todas as comparações perfeitas, amei!
    Abraços meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vicente, vejo que descobriu meu nome (risos)...
    Também, depois de um tremendo fora,não é?
    Fui mandar mensagem pra vc de um outro blog que tinha (moni). Quando percebi, logo exclui a mensagem e mandei pelo outro(Nike).
    Isso prova que sigo mesmo seu blog, hein? Vc é muito legal, é pena mesmo que more longe. É de um amigo assim que preciso!
    Um beijão

    ResponderExcluir