terça-feira, 14 de abril de 2009

A MALDIÇÃO QUE SALVA


" Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade. Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva.


Não estou me referindo muito a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossivel se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação.


Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzivel, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada...Lembro-me agora com saudade da dor de escrever livros.


CLARICE LISPECTOR


Um comentário:

  1. Caro Vicente, adoro Clarice Lispector que era tão intensa no que escrevia e dizia. Ela sabia falar de profundos sentimentos como poucos escritores e poetas conseguem. É sempre um prazer voltar ao seu cantinho e apreciar aos poucos suas postagens. Te convido a conhecer meu mais novo espaço- " Entre linhas e olhares " um blog de pensamentos e citações. Te espero lá ! Um abraço com carinho.

    ResponderExcluir