quarta-feira, 18 de março de 2009

LEUCEMIA : ASSUSTA MAS HÁ UMA SAÍDA.

Hoje o nau à deriva iça suas bandeiras para se juntar a campanha de doação de medula óssea em todo o Brasil. A doação para o transplante de medula é a chance de cura para certostipos de leucemia. Apesar dos avanços cientificos no tratamento desse câncer, os doadores de medula óssea ainda são fundamentais para a cura.
Voce sabe o que é leucemia? As suas causas, o tratamento, afinal qual a importância da medula óssea no nosso corpo? Como é feito o transplante? Vamos então falar desse assunto tão sério que aflige tanta gente, crianças , jovens e idosos em todo o mundo. Em se tratatando de câncer, a demora na descoberta da doença pode ser fatal. O problema está em alguns tipos da doença, como a leucemia, que geralmente surge sem nenhum sintoma. Sendo mais comum nas crianças, a doença é predominante nos homens, principalmente nos brancos. Ainda não há uma causa segura para o seu surgimento, acredita-se que a exposição à radiação, a substâncias químicas como o benzeno, assim como o uso de medicamentos anticancerosos, pode provocar o desenvolvimento da doença.
A doença afeta os leucócitos(glóbulos brancos), mudando sua função e velocidade de crescimento, provocando uma grande quantidade de glóbulos anômalos, que acabam não cumprindo com a função de defesa do organismo e acabam reduzindo o espaço da medula óssea para a produçaõ de glóbulos vermelhos e plaquetas. Essa falência medular pode acarretar em sangramnetos no nariz e gengiva, infecções, anemia, fraqueza, palidez, cansaço e hemorragias. Esses são alguns sintomas da leucemia aguda. A doença é dividida nas formas agudas crônicas, sendo que tanto uma como a outra podem ser mieloides ou linfocítas. Para se saber qual o tipo da doença, é feito o exame chamado mielograma, onde é retirado o líquido da medula óssea para se identificar o tipo de célula invasora.
As leucemias mieloides e linfocítica são tratadas inicialmemte com quimioterapia, onde o paciente permanece internado por algumas semanas.´É um tratamento agressivo que tenta eliminar as células doentes. Para evitar o retorno da doença, o tratamento quimioterápico pode durar de meses a anos para erradicar por completo a doença. Já nas leucemias crônicas, de desenvolvimento lento, muitos doentes não precisam de tratamento durante anos, porém são necessárias algumas medidas: para combater a anemia, as transfusões de sangue;para as infecções, o uso de antibióticos.Em alguns casos recomenda-se o uso de radioterapia para reduzir o tamanho dos glânglios linfáticos, do fígado e do baço, além do uso de medicamentos contra o câncer com ou sem corticosteroides. Até um tempo atrás, a leucemia mioblástica crônica, por ser considerada incurável, tinha como único recurso o transplante de medula óssea. Hoje, já existe um remédio que normaliza o hemograma. Os efeitos colaterais dessa droga são menores que o da quimioterpia, porém, seu custo é alto em relaçõa aos outros tratamentos. Em último caso pode-se optar por um dos dois tipos de trasplante. O transplante autólogo onde é feita a coleta de células do sangue ou da medula do paciente, para congelamento. Depois ele recebe altas doses de quimioterapia para eliminar todas as células da medula, boas e ruins para em seguida receber o sangue que foi congelado e que recontituirá a medula. O outro tipo de transplante é o alogênico onde é necessário um doador.
Em todo o mundo já existem 5 milhões de doadores voluntários cadastrados. No Brasil, que coordena a pesquisa de doadores nos bancos é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Hoje o Redome conta com 300 mil doadores cadastrados, porém esse número ainda é insuficiente. A falta de informação e o medo de se submeter a um procedimento cirúrgico diminuem o número de doadores.
Uma das grandes esperanças de cura para a leucemia são as células-tronco. Os cientistas identificaram no sangue do cordaõ umbilical uma grande quantidade de células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela produção de todo o sangue em nosso organismo.
Então é isso, se voce quiser se cadastrar, vá ao hemocentro de seu estado, e se puder salve uma vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário